Legislação - Lei Ordinária


Lei nº 2843/2023 Data da Lei 10/11/2023



Hide details for Texto da LeiTexto da Lei

LEI Nº 2843, DE 11 DE OUTUBRO DE 2023.
A CÂMARA MUNICIPAL DE MAGÉ, por seus representantes, APROVA e eu PREFEITO do Município SANCIONO a seguinte LEI:

Art. 1º Torna-se obrigatória a afixação de cartazes explicativos em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares, contendo a aplicação da MONOBRA DE HEIMLICH.

§ 1º Entende-se como MANOBRA DE HEIMLICH a técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedação de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

§ 2° Os cartazes deverão ser afixados em locais visíveis, explicando o passo a passo da aplicação da MONOBRA DE HEIMLICH.

Art. 2° A não observância do disposto nesta Lei sujeitarão o infrator às sanções e multas a serem regulamentadas pelo Poder Executivo.

Art. 3º O Poder Executivo regulamentará as informações.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

MAGÉ, RJ, 11 de outubro de 2023 - 458º ano da fundação da Cidade.



RENATO COZZOLINO HARB
PREFEITO


Autoria: Vereador VALDECK FERREIRA
Projeto de Lei nº 141/2023
Publicação: BIO 694 de 15.10.2023
(Processo nº 30411/2023)

Status da Lei Em Vigor


Hide details for Ficha TécnicaFicha Técnica

Projeto de Lei nº 141/2023 Mensagem nº
Autoria VALDECK FERREIRA
Data de publicação DCM 10/15/2023 Página DCM
Data Publ. partes vetadas Página partes vetadas
Data de publicação DO Página DO

Observações:


OFÍCIO GP Nº 394/2023
Magé, RJ, 11 de outubro de 2023.



Senhor Presidente,

Tenho a honra de restituir a Vossa Excelência a 2ª via do Autógrafo do Projeto de Lei nº 141 de 2023, de autoria do Vereador VALDECK FERREIRA, encaminhando através do Ofício 398/2023 e recebido em 11/10/2023, que sancionado na forma do artigo 68, inciso IV, da Lei Orgânica, se transformou na Lei nº 2843, de 11 de outubro de 2023, que “DISPÕE sobre a fixação de a cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da MONOBRA DE HEIMLICH em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares.”
Aproveito a oportunidade para renovar a essa Casa os meus protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,


RENATO COZZOLINO HARB
PREFEITO



Exmo. Sr.
VALDECK FERREIRA DE MATTOS DA SILVA
Presidente da Câmara Municipal de Ma






Atalho para outros documentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Demonstração do exercício correto da Manobra de Heimlich
As compressões abdominais, também conhecidas como manobra de Heimlich ou manobra de Heimlich, são procedimentos de primeiros socorros usados ​​para tratar obstruções das vias aéreas superiores (ou sufocamento) por objetos estranhos. O médico americano Henry Heimlich é frequentemente creditado por sua criação. A execução de compressões abdominais envolve um socorrista em pé atrás do paciente e usando as mãos para exercer pressão na parte inferior do diafragma. Isso comprime os pulmões e exerce pressão sobre qualquer objeto alojado na traquéia, com a esperança de expulsá-lo.

A maioria dos protocolos modernos, incluindo os da American Heart Association, American Red Cross e European Resuscitation Council, recomendam vários estágios para obstruções das vias aéreas, projetados para aplicar cada vez mais pressão. A maioria dos protocolos recomenda encorajar a vítima a tossir, seguida de tapas nas costas e, finalmente, compressões abdominais ou torácicas como último recurso. Algumas diretrizes também recomendam alternar entre compressões abdominais e tapas nas costas.[1][2]


Referências
HTML5 Canvas example