PROJETO DE LEI31/2023

Autor(es): Vereador PODER EXECUTIVO
PROJETO DE LEI Nº 31/2023

A CÂMARA MUNICIPAL DE MAGÉ,


R E S O L V E :


Art. 1º Cria e dá denominação à nova Unidade Escolar de Rede de Ensino de Magé, CRECHE MUNICIPAL RAQUEL SILVA DO AMARAL, localizada na Avenida Santos Dumont, altura do n.º 2371, Parque Santana, Magé-RJ, CEP 25903-587.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação

Magé, RJ, 13 de março de 2023 - 457º ano da fundação da Cidade




RENATO COZZOLINO HARB
Prefeito


JUSTIFICATIVA

MENSAGEM Nº 05/2023
Magé, RJ, 13 de março de 2023.

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES PRESIDENTE E DEMAIS MEMBROS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAGÉ


Tenho a honra de submeter à deliberação de Vossas Excelências o incluso Projeto de Lei que “DISPÕE sobre a criação e denominação de nova Unidade da Rede de Ensino, CRECHE MUNICIPAL RAQUEL SILVA DO AMARAL, localizada no 6º Distrito de Magé.”

Raquel Silva do Amaral Souza era professora apaixonada pela Educação. Mãe de dois filhos: Ruston Abner e Hudon Vinícius, ela era uma avó dedicada para os quatro netos: Sophia Vitória, Theo Henrique, Rayane e Rafael. Batalhadora, criou os filhos sozinha, sempre com muita garra e determinação.

Era humilde, alegre e amiga. Não gostava de ver ninguém triste. Ao lado de Raquel não havia tristeza nem prantos porque quando via uma criança chorando ela entrava em cena desfazendo todo momento de choro. Sempre tinha uma palavra de benção, dando forças e ajudava a quem precisava. Se preciso fosse, tirava mantimento, roupas do seu uso para amenizar a dor e tristeza de alguém.

Aos domingos não faltava cultos e a escola bíblica dominical na Igreja Cristã Maranata. Através de Raquel suas irmãs e seu pai se converteram ao Evangelho. Gostava muito de viajar aos finais de semana. Foram várias viagens com os amigos e familiares. Foram muitos momentos inesquecíveis.

Professora por formação e vocação, ela também cursou Letras, Português/Inglês e formou-se em Gestão do Trabalho. Trabalhou em várias unidades de ensino de nosso município atuando como professora, diretora e secretária e só na Escola Municipal Paranhos esteve durante 33 anos, criando um grande vínculo com toda a comunidade escolar.

Faleceu aos 57 anos deixando muita saudade no coração de todos os que a conheceram. Raquel era uma pessoa exemplar. Com sua paciência infinita, sempre soube transmitir conhecimento e inspirar seus alunos a buscarem sempre mais.

Era acolhedora, conversava com os alunos, orientava, abraçava e amava-os como seus próprios filhos instruindo-os sempre no caminho do bem. Nunca levantava a voz com autoritarismo, sempre falava com voz mansa e suave. Seu sorriso era sua principal característica. Tratava a todos com carinho e amizade. Chamavas de “netinhos”, os filhos de alunos que se tornaram alunos da escola em que atuava como diretora. E assim, até hoje ela é lembrada não só pela família de sangue como também por todos os amigos e alunos.

Raquel construiu um uma rede de afeto a sua volta. Sua paixão pela Educação e seu espírito acolhedor ficarão para sempre gravados em nossos corações e mentes. Todos nos sentimos privilegiados por ter tido a oportunidade de conhecer uma pessoa tão incrível e generosa. Por todo amor dedicado à educação de nosso município, oferecemos como tributo a ela todo o nosso respeito e admiração! A sua memória Raquel será perpetuada em cada pedacinho desta unidade escolar. Não há palavras que possam expressar a gratidão que sentimos por tudo o que você realizou. Seu legado será sempre lembrado e continuará a inspirar gerações de alunos.

Dessa forma, considerando o relevante interesse público da matéria, esperamos contar, mais uma vez, com o apoio e o respaldo dessa Egrégia Casa e solicitando que seja atribuído ao processo o REGIME DE URGÊNCIA, nos termos do artigo 55 da Lei Orgânica do Município de Magé, reitero a Vossas Excelências as expressões de elevada estima e consideração.

Magé, RJ, 13 de março de 2023 - 457º ano da fundação da Cidade


RENATO COZZOLINO HARB

PREFEITO



OFÍCIO GP Nº 75/2023
Magé, RJ, 13 de março de 2023.

Senhor Presidente,

Sirvo-me do presente para encaminhar a Vossa Excelência o Projeto de Lei que “DISPÕE sobre a criação e denominação de nova Unidade da Rede de Ensino, CRECHE MUNICIPAL RAQUEL SILVA DO AMARAL, localizada no 6º Distrito de Magé.”

Solicito que este Projeto de Lei seja apreciado pelo Plenário dessa Casa Legislativa em CARÁTER DE URGÊNCIA, nos termos do art. 55 da Lei Orgânica do Município de Magé.

Na oportunidade, reitero expressão de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,


RENATO COZZOLINO HARB

PREFEITO


Exmo. Sr.

VALDECK FERREIRA DE MATTOS DA SILVA

Presidente da Câmara Municipal de Magé

Texto do Autógrafo:

LEI Nº 2748, DE 24 DE ABRIL DE 2023.