PROJETO DE LEI3/2022

Autor(es): Vereador PODER EXECUTIVO
PROJETO DE LEI Nº 3/2022

A CÂMARA MUNICIPAL DE MAGÉ,

D E C R E T A :
Art. 1º Fica criada a Creche Municipal com a denominação de CRECHE MUNICIPAL PROFESSORA LUCIANA DE ALMEIDA BRANCO, localizada na Rodovia Santos Dumont, s/nº., Vila Recreio (Vila Inhomirim), 6º distrito de Magé - RJ, CEP 25.937-740.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Magé, RJ. 25 de janeiro de 2022 - 457º ano da fundação da Cidade


RENATO COZZOLINO HARB
Prefeito


JUSTIFICATIVA

MENSAGEM Nº 01/2022
Magé, RJ, 25 de janeiro de 2022.

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES PRESIDENTE E DEMAIS MEMBROS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAGÉ

Tenho a honra de submeter à deliberação de Vossas Excelências o incluso Projeto de Lei que “Dispõe sobre a criação e denominação de nova Unidade da Rede de Ensino, CRECHE MUNICIPAL PROFESSORA LUCIANA DE ALMEIDA BRANCO, localizada no 6º distrito de Magé.”
Trata-se de Projeto de Lei que tem a finalidade de criação e denominação de nova Unidade da Rede de Ensino, CRECHE MUNICIPAL PROFESSORA LUCIANA DE ALMEIDA BRANCO, localizada no 6º distrito de Magé.

Luciana de Almeida Branco, filha de Antonieta Liria de Almeida Branco e Lino de Moraes Branco comerciantes da cidade de Magé, meus pais tiveram 3 filhas (Luciana, Emília e Mariana) Luciana a filha mais velha, desde muito cedo sempre demonstrou afinidade e amor pela área da educação.

Luciana sempre teve muito incentivo dos pais e da avó materna para estudar, ler, cursar uma faculdade e sempre continuar estudando e aprendendo.

A avó materna Erci de Oliveira trabalhava como cozinheira na Zona Sul do Rio de Janeiro, trazia livros para Luciana, pois sempre gostava muito de ler e ficava entusiasmada quando os livros chegavam, o brilho no olhar era incrível.

Como cidadã Mageense, tinha muito orgulho da nossa cidade e de falar da sua infância na Vila Recreio, da alegria das brincadeiras de infância no gramado em Bongaba e do importante papel da nossa avó no seu gosto e prazer pela leitura.

Ela sempre acreditava que a educação poderia transformar o destino de todos nós! E que cada pessoa tem o direito e capacidade para a realização de todos os seus sonhos.

Cursando formação de professores no ensino médio, pediu a minha mãe que comprasse cadeiras e fizesse uma sala de aula para ela ministrar aulas particulares.

Terminou a formação de professores e logo em seguida passou no vestibular, cursou pedagogia na Universidade Católica de Petrópolis -UCP.

Sua carreira como servidora pública teve início com o concurso de professor de 40h do ensino fundamental do governo do estado do Rio de Janeiro com lotação no CIEP Mané Garrincha.

Logo após a conclusão do curso de Pedagogia, foi aprovada e tomou posse na sua segunda matrícula, desta vez como orientador pedagógico. Assim, com o tempo, passou a desempenhar a função de orientação pedagógica nas duas matrículas.

Amava a história da nossa cidade, nos contava sobre a história de Magé, como ela queria transformar a vida das crianças, adolescentes e jovens com a educação. Queria reascender o amor e orgulho pela nossa cidade.

Levava os alunos para passeios nos pontos históricos da cidade a fim de enaltecer a nossa história.

Sempre acreditou no poder transformador da educação, sempre nos dizia que só com a educação faríamos uma sociedade mais justa e acreditava na União de todos, seu lema era "JUNTOS SOMOS MAIS FORTES".

Luciana sempre foi muito visionária, sempre à frente do seu tempo, sempre acreditou na educação e amava o que fazia.

Em 2006 trouxe para o bairro de Piabetá o curso Kumon, um método de ensino japonês.

Foi professora, orientadora educacional e diretora, durante seu longo período na área da educação, buscava enaltecer o profissional da educação, com um olhar positivo, trazendo o que há de melhor de cada um, entendendo que falhas e momentos difíceis acontecem com todos e quando um professor não estiver desempenhando o seu melhor, a alternativa é exaltar as suas qualidades, motivá-lo, incentivar, acolher e assim ela ia tirando o melhor de cada profissional.

Além do trabalho que ela fazia com os profissionais da educação, também tinha um olhar acolhedor com os alunos e pais.

Ela amava desenvolver ações em comunidade, com muita habilidade para integrar o corpo docente e discente, ela tinha alegria de ver o grupo trabalhando junto, criando junto e crescendo junto.

Luciana participou do primeiro processo seletivo para diretores das escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, no qual obteve uma excelente classificação e assumiu a direção geral do Colégio Estadual Alda Bernardes Tavares. Período em que as escolas, além das avaliações internas, realizavam ainda avaliações externas (SAERJINHO, SAERJ) que de acordo com o bom resultado, os alunos recebiam como premiação um Tablet e os profissionais uma premiação em dinheiro. Muitos alunos e profissionais da unidade de ensino, foram premiados.

Em sua gestão Luciana, com apoio de profissionais criou o Projeto Alda Musical, que oportunizou aos alunos o desenvolvimento e o aprimoramento de suas habilidades instrumentais e vocais.

Com a criação desse projeto o grupo pode participar de diversas apresentações em vários eventos. E, tais apresentações resultou em bolsa de estudos na Orquestra Vila Lobos.

Nesse mesmo período, ela estimulou e deu apoio os profissionais e alunos da escola que desenvolveram o Projeto Cabeça de Negro, objetivando uma maior conscientização da importância do negro no Brasil que passou a acontecer todos os anos. Com a participação de toda a comunidade escolar e do entorno com a participação de membros externos.

Em seu trabalho na orientação pedagógica e direção, além do esforço na realização de ações que resultassem no maior e melhor aprendizado, ela sempre mantinha uma relação de muito respeito para com todos os que a cercavam.

Também tinha um amor e zelo pela banda marcial do Colégio Alda e do corpo coreográfico, os uniformes eram impecáveis.

Luciana faleceu aos 40 anos, em 04 de novembro de 2016, foram 04 meses de internação no CTI, dias difíceis, mas importantes para ela ter conhecimento de quão amada ela sempre foi, pela sua família e por centenas de pessoas, deixou dois filhos Pedro e Lara hoje com 14 anos e 10 anos respectivamente.

Seu velório e sepultamento foi um momento muito difícil, doloroso e triste, mas ao mesmo tempo muito confortante, não tinha uma única pessoa que chegasse a família para nos dizer o quão Luciana foi importante na vida deles, o quão ela ajudou, acolheu, motivou.

Foram centenas de pessoas que passaram pelo velório para prestarem suas últimas homenagens, a quadra da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida em Piabetá ficou pequena para tantas homenagens, demonstração de carinho, gratidão e amor a Luciana.

Durante seu velório, o Coral do Colégio Estadual José Veríssimo fez uma linda homenagem, cantou músicas, nos agraciou com o talento do grupo, além do carinho, amor e gratidão pela Luciana.

Dessa forma, considerando o relevante interesse público da matéria, esperamos contar, mais uma vez, com o apoio e o respaldo dessa Egrégia Casa e solicitando que seja atribuído ao processo o regime de urgência, nos termos do artigo 55 da Lei Orgânica do Município de Magé, reitero a Vossas Excelências as expressões de elevada estima e consideração.

MAGÉ, RJ, 25 de janeiro de 2022 - 457º ano da fundação da Cidade.


RENATO COZZOLINO HARB

PREFEITO



OFÍCIO GP Nº 13/2022
Magé, RJ, 25 de janeiro de 2022.

Senhor Presidente,

Sirvo-me do presente para encaminhar a Vossa Excelência, o Projeto de Lei, que Dispõe sobre a criação e denominação de nova Unidade da Rede de Ensino, CRECHE MUNICIPAL PROFESSORA LUCIANA DE ALMEIDA BRANCO, localizada no 6º distrito de Magé.

Solicito que este Projeto de Lei seja apreciado pelo Plenário dessa Casa Legislativa em caráter de urgência, nos termos do art. 55 da Lei Orgânica do Município de Magé.

Na oportunidade, reitero expressão de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,


RENATO COZZOLINO HARB

PREFEITO


Exmo. Sr.

LEONARDO FRANCO PEREIRA

Presidente da Câmara Municipal de Magé


Texto do Autógrafo:

LEI Nº 2632, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2022